sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Amor e Tragédia para Jovem Soldado

O caso de Sapper Matthew Weston

Uma bomba roubou-lhe a mobilidade e o sonho de ser pai, mas não o amor da namorada. Uma lição de vida para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de Dezembro).

Pode ter apenas 21 anos, mas Sapper Matthew Weston já passou por muito. Ele perdeu três membros a cumprir serviço militar no Afeganistão, motivo pelo qual regressou a casa, para junto da namorada Bryony Bolland, de 19 anos, e não hesitou em pedi-la em casamento, após ter recuperado. Em sintonia, Bryony disse sim, sem pensar duas vezes.
Com o valor da indemnização de Matt, o casal construiu uma casa com três quartos.
É uma história de amor que nasceu quando o jovem deixou a escola na sua terra natal para se alistar no Exército, onde depressa se destacou, antes de se voluntariar na brigada anti-bombas. Durante esse tempo, ele conheceu a namorada aos 16 anos, através de um amigo comum, e foi amor à primeira vista.
Quando partiu pela primeira vez em serviço, Bryony sofria com a ideia de não o ver durante seis meses, mas nunca imaginou que  o namorado pudesse vir de lá ferido.
No entanto, após quatro meses de serviço, a 29 de Junho de 2009, o pior acabou por acontecer: Mathew foi vítima da explosão de uma bomba. O acidente fê-lo perder as duas pernas e sofrer inúmeras lesões internas - na bexiga, no fígado, no estômago e nos intestinos.
Só um mês depois, quando recuperou a consciência é que o soldado soube da gravidade do que lhe tinha acontecido.
Apesar de todos os ferimentos, Matt sobreviveu e recuperou, tornando-se o ferido mais grave que sobreviveu ao conflito.
Hoje, ainda está no Exército e prepara-se para tirar um curso de Engenharia.
Com 21 anos, está numa cadeira de rodas, muitas vezes tem dores e, infelizmente, nunca será capaz de gerar um filho. Porém, isso não tem importância para Brony, pois, segundo ela, Matt continua a ser o mesmo que conheceu e por quem se perdeu de amores. Ela ajuda-o no seu dia-a-dia que, apesar de exigir muito envolvimento emocional, torna-se simples desde que se ame alguém.
Apesar de todos os obstáculos que já ultrapassaram, Matt e Bryony acreditam que têm "muita, muita sorte" - afinal Matthew está vivo, que é o mais importante, e eles estão juntos...


O casal Matthew e Bryony
Artigo retirado de,
Revista Maria Nº 1673